sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A vida, o futebol e o jornalismo esportivo!

Diego Maradona foi o melhor jogador de futebol que eu vi
Alô, amigos!

ARGENTINA X INGLATERRA  - PARTE II (1983-1987) 

JUNHO DE 1986

Até hoje se discute quem foi o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Pelé ou Maradona? Com certeza, os mais saudosos, os mais antigos do que eu, dirão que foi Pelé. Mas, para mim, e para muitos, Diego Maradona se igualou ou até superou o Rei. Como eu não vivi e não assisti Pelé jogar (apenas lances), fico com o Dieguito. 

“El Pibe de Oro” como é chamado na Argentina, deu de presente a Copa do México para o seu país. Um dia após mais uma tragédia brasileira, eu me acomodava na cadeira da cozinha onde nós tínhamos uma tevê para ver um grande jogo: Argentina contra Inglaterra. A Guerra das Malvinas em pleno país Azteca. A casa estava cheia de visitas, não lembro muito bem quem eram. Por incrível que possa parecer eu torcia pelos argentinos. 

Torcia pelo craque Maradona, apesar da entrada maldosa que ele havia dado no Batista quatro atrás na Espanha. Mas como não perdoar um gênio? Eram quartas-de-final, e a Argentina esbanjou classe e categoria, sob o comando de Don Diego, que marcou dois gols antológicos. Aliás, este jogo entrou para história. Depois fui para o campinho jogar com os amigos, só que desta vez eu era o Maradona, o dono do mundo. 

O rock n’roll inglês, desta vez foi superado pela elegância do tango argentino. O craque, o gênio, o destruidor, o melhor do mundo marcou o primeiro gol com a mão esquerda. Era o lance de gênio com a malandragem brasileira. Um gol com a mão, isso foi incrível! Fiz o gol com a minha cabeça e a mão de Deus, disse Maradona, sobre seu primeiro gol contra a Inglaterra. 

O gol que marcou as Copas do Mundo foi do Maradona
O segundo gol foi uma maravilha. O homem simplesmente passou por seis adversários e marcou um dos mais belos gols da história do futebol. Um lance inesquecível. Do início ao fim. Pulei da cadeira quando ele passou pelo terceiro inglês, acompanhava dizendo: vai, vai, vai e goooooool! Por pouco não tive um infarto. Mas se tivesse, teria morrido feliz. 

Afinal de contas, pensava eu: o futebol ainda vive. Não tenho nenhuma dúvida de que Maradona foi o melhor jogador de futebol que eu vi. Por que Deus não fez ele brasileiro, por quê? Mesmo que depois ele tenha caído em desgraça por causa das drogas pesadas, como cocaína, infelizmente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...