sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A vida, o futebol e o jornalismo esportivo!

Time do Juventude, campeão da Copa do Brasil de 1999, entrou para a história do futebol brasileiro

PARTE V
(1999-2002)

Alô, amigos!

BOTAFOGO X JUVENTUDE - PARTE V (1999-2002) 

JUNHO DE 1999

É difícil acreditar que um time do interior do Rio Grande do Sul possa chegar numa competição nacional. Imagina chegar e ser campeão. Eu sempre quis isso para o meu Novo Hamburgo, mas não deu. Quem conseguiu foi o Esporte Clube Juventude. Depois deste título, nunca mais Caxias do Sul seria mais a mesma. O Juventude foi eliminando, eliminando, e decidiu a Copa do Brasil com o Botafogo. O time da Serra Gaúcha tirou o Internacional do torneio quando enfiou quatro em pleno Beira-Rio. 

"Eu torcia como nunca para o Juventude. Até parecia que era papo deste criancinha. E pensar que muitos clubes estavam fora e o Ju estava lá, na Libertadores da América, fazendo inveja para muita gente. Esse dia foi uma verdadeira festa do interior, como diz a música da Gal Costa. Num Maracanã com mais de cem mil pessoas, o Juventude lá do interior do Rio Grande mostrou cara feia, colocou a bombacha, tirou a faca da bota, lascou um pedaço de picanha e fez o Botafogo dançar uma chula na sua própria casa. Este Juventude não é fácil! O volante Flávio ao lado do zagueiros Capone e Índio, e do atacante Maurílio eram os grande destaques daquele time. O falecido técnico Valmir Louruz conseguiu azeitar o time com um grupo reduzido e com nomes desconhecidos. Mas é assim que se faz futebol"

E, depois de vitórias significativas, como sobre o Inter em Porto Alegre, transformou o time de Caxias num grupo totalmente fechado. O time carioca pensou que tranquilamente reverteria a situação. Nem mesmo os gaúchos davam crédito para o Juventude. Uma tarde inesquecível para o futebol do Rio Grande do Sul, que estava desacreditado lá no Maracanã. Aliás, o Mário Filho é nosso salão de festa. Como nós gostamos de vencer no “Maior do Mundo”. Mas foi sem dúvida, um dos melhores anos para o futebol do nosso interior tão pobre de riqueza. É bom destacar que o Juventude estava com a parceria da Parmalat e por isso contava com bons jogadores em seu elenco. Em 1998, o Juventude já tinha quebrado um tabu de um bom tempo. Foi campeão gaúcho. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...