quarta-feira, 2 de maio de 2018

O melhor Grêmio de todos os tempos?

O time de 1983 com Renato jogador era superior a este de agora com Renato de treinador


Alô, amigos!

Levantou-se um debate na imprensa gaúcha e que está se estendo para todo o Brasil: seria este Grêmio do Renato Portaluppi o melhor Grêmio de todos os tempos? Tenho 45 anos e tive a oportunidade de ver jogando o Grêmio de 1983, campeão da América e do Mundo; vi também o Grêmio do Felipão, que só não ganhou o título Mundial entre 1994/96; assisti ao Grêmio do Tite, campeão da Copa do Brasil em 2001. Sem dúvida, foram times realmente ótimos.

Em termos de nomes, a equipe de 1983 era extraordinária, pois contava com De Leon, Osvaldo, Paulo César Cajú, Renato, Tarciso e Mário Sérgio. Tecnicamente, um timaço. Em 1995/96 o Grêmio do Felipão tinha outros craques como Danrlei, Arce, Adilson, Roger, Dinho, Carlos Miguel, Arilson Paulo Nunes e Jardel. Era um tricolor quase imbatível. Do Tite em 2001, contava com Danrlei, Mauro Galvão, Tinga, Zinho, Luis Mário e Marcelinho Paraíba. O conjunto deste time prevaleu. 

O Grêmio do Renato, taticamente é muito bom. Sem dúvida, neste momento joga o melhor futebol da América do Sul e guardada as devidas proporções, apresenta um futebol muito próximo do que vem jogando as equipes europeias como Real Madrid, Barcelona, Bayern, Manchester City e Liverpool. Entretanto, pra mim, ainda não é o melhor Grêmio da história. Pra mim, o time de 1983 com Renato, ainda é o maior de todos. Talvez, se o Grêmio atual conquistar o Mundial, passe a frente daquela timaço de 1983!